Olá colegas!
Durante o 3º encontro do Pró Letramento em Anápolis foram elaborados vários roteiros de leitura. Vejam como ficou o roteiro do livro Arrumação e Bagunça de Marília Pirillo.
Preparação para a leitura:
Conversa informal com as crianças- o que as crianças entendem por bagunça e arrumação.
- eles têm irmãos? São iguais ou diferentes deles? Como eles se organizam em casa?
- eles costumam brincar sozinhos ou com outras crianças?
- é melhor brincar sozinho ou separado?
Durante a leitura:
- professor faz a leitura em voz alta para os alunos, mostrando as ilustrações. Não esqueça de que para fazer a leitura em voz alta é preciso conhecer bem o texto...
- os alunos fazem leitura silenciosa ou uma leitura compartilhada.
Depois da leitura:
- Quem é a bagunça e arrumação na casa de cada criança? O professor conversa com a turma sobre o assunto.
- Fazer um quadro com as crianças sobre como é a organização em casa.
- Perguntas sobre o texto (para levantamento de informações explícitas e implícitas):- é bom viver em um ambiente bagunçado ou arrumado?- com qual das crianças do texto você se identifica?- o que é necessário para brincar com outra criança?
- levantamento das palavras que eles não conhecem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário